asdsad
BARÃO DO SERRO AZUL
CURITIBA
2014
JAIRO MARQUES DA SILVA
BARÃO DO SERRO AZUL
Trabalho apresentado para a disciplina de Língua Portuguesa.
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
Lldefonso Pereira Correia, barão do Serro Azul, Paranaguá, 6 de agosto de 1849 — Morretes, Paraná, 20 de maio de 1894 foi um proprietário rural e político brasileiro. Foi o maior exportador de erva-mate do Paraná e maior produtor de erva-mate do mundo. Durante a revolução Federalista, ele e outras cinco pessoas proeminentes da cidade de Curitiba foram executadas sumariamente por ordem do general Éwerton de Quadros sem qualquer processo legal ou acusação formal.
DESENVOLVIMENTO
Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, nasceu em Paranaguá, em 1849. Foi um visionário comerciante e exportador de erva-mate, além de presidente da Câmara Municipal de Curitiba, deputado e vice-presidente da Província.
Recebeu o título de Barão do Serro Azul em 1888. Foi um dos fundadores da Impressora Paranaense e muito contribuiu para o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná.
Sua participação na Revolução Federalista de 1893 custou-lhe a vida. Em 1894, foi fuzilado no Km 65 da Estrada de Ferro Paranaguá - Curitiba pelos legalistas, junto com outros participantes da revolução. Ainda hoje existe uma cruz que marca o local.
114 anos depois de sua morte, o político, comerciante e fazendeiro teve o seu reconhecimento na história do país. Por indicação do senador Osmar Dias, o Barão do Serro Azul teve seu nome incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais, do Panteão da Pátria Tancredo Neves, em Brasília, tornando-se o primeiro herói nacional paranaense.Era filho do tenente-coronel Manuel Francisco Correia Júnior e de Francisca Antônia Pereira Correia. Nasceu quando seu pai foi destituído de todos os seus cargos públicos por ter imprimido um