asdasdasdasd
A membrana celular é uma “porta” seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).
Centríolos(lilás):Tem grande importância no processo de divisão celular;
Participam da organização do fuso miótico (estrutura do citoesqueleto envolvida na meiose e mitose)
Atuam na formação dos cílios e flagelos (apêndices das células em forma de filamentos).
Transcrição: A sequência de bases do DNA é transcrita num tipo de RNA denominado RNA mensageiro (RNAm), que migra para o citoplasma com a informação do DNA.
Tradução: Ocorre no citoplasma e é a segunda parte da síntese proteica. Nessa fase a mensagem contida no RNAm é decodificada no ribossomo.
Lisossomos(amarelo): A função dos lisossomos é realizar a digestão intracelular
Retículo endoplasmático(verde): Tem a função proncipal de produzir as proteínas fabricadas dentro das células.
Pode armazená-las em seu interior (lúmen) quando precisa estocá-las.
O destino das proteínas é o complexo golgiense (complexo de Golgi), onde recebe um acréscimo de um glicidio, uma identificação, que a ajudará no seu destino.
Complexo de Golgi(azul): são estruturas membranosas e achatadas, cuja função é elaborar e armazenar proteínas vidas do retículo endoplasmático
Núcleo: núcleo – local onde encontramos o material genético – separado do citoplasma pela presença de um envoltório que denominamos de carioteca, além de outras estruturas presentes no citoplasma que