asdasd
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
FÍSICA EXPERIMENTAL I
DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS COPLANARES
Alunos:
Resumo:
O experimento realizado foi o de decomposição de forças coplanares, com objetivo de determinar a força resultante de algumas forças coplanares concorrentes.
1 Introdução
Força é um dos conceitos fundamentais da física de Newton. Relacionado com as três leis de Newton, é uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo modificando a sua velocidade (tanto na sua magnitude, quanto na sua direção, já que estamos falando de um vetor). Nesta atividade iremos determinar a força resultante de um conjunto de três forças coplanares concorrentes, usando o método da decomposição de vetores.
2 Procedimento experimental
Os equipamentos usados no experimento: um painel metálico multifuncional, dois dinamômetros magneticos e um convencional, escala angular pendular, um gancho curvo, duas massas acopláveis com peso de 0,5N, e dois fios de poliamida.
Primeiramente, foi verificado se os dinamômetros estavam calibrados corretamente, com a marcação “zero” estando no seu devido lugar. O dinamômetro convencional foi pendurado em um gancho presente na região superior direita do painel, e, nele, foi pendurado o gancho curvo com 2 massas de 0,5N acopladas a ele com o objetivo de por meio do dinamômetro convencional obter o peso do conjunto de massas com o gancho curvo.
Depois, os dois dinamômetros magneticos foram fixados no painel metálico. O fio maior de poliamida foi conectado aos dois dinamometros, ligando-os, e em seguida, o fio menor de poliamida foi feito tais procedimentos, os dinamometros magneticos foram ajustados, com o auxilio de uma escala angular pendular, afim de se obter as forças respectivas de cada ângulo em cada situação.
Observando, todos os ângulos estão determinados em relação ao semi-eixo positivo do eixo y (com θ1 virado para o sentido negativo do eixo x e θ2 virado para o sentido positivo do