Petroleo
Aluna: Jéssica Conrado de Oliveira.
Curso: 3° “2”.
Professora: Cristine Salmória Fernandes.
Disciplina: Química.
O Petróleo
Petróleo (derivada do latim “petra” = pedra e “oleum= óleo, que significa “óleo da pedra”) é uma substancia oleosa, inflamável, menos denso que a água, e geralmente de cor escura.
Acredita-se que tenha se formado a milhões de anos, a partir de restos de plantas e animais marinhos que foram formando camadas sobrepostas (como argilas, areia e sais minerais) que eram recobertos pela terra. Esses seres decompostos foram se acumulando no fundo dos mares e lagos, ficando sob pressão e sem oxigênio e com a ação de bactérias anaeróbicas (não necessitam de oxigênio) por milhões de anos até a transformação do petróleo.
Ele é composto de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos contêm também pequenas quantidades de compostos de enxofre, oxigênio e nitrogênio. Ao contrário do que se pensa o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - matriz, mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado, que são as bacias sedimentares. Ali ele se aloja, ocupando os poros rochosos como forma de lagos, e se acumula formando as jazidas. Nelas são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e o petróleo e água nas mais baixas. É mais comum encontrarmos o petróleo em água salgada por sua origem marinha, e embaixo de uma camada com gases, como o metano(CH4), etano (C2H6)e outros , em altas pressões.
Na Antiguidade era usado para fins medicinais ou para lubrificação era conhecido com os nomes de óleo de pedra, óleo mineral e óleo de nafta. Atribuíam- se ao petróleo propriedades laxantes, cicatrizantes e antissépticas; para iluminação, aquecimento e o betume era utilizado para pavimentação. Hoje se extraem do petróleo, centenas de produtos químicos e farmacêuticos.
Por ser a principal fonte de energia do planeta, servindo como base para a fabricação de combustível