asdas
Vo=G(V+-V-)Apesar de um AMP OP apresentar um ganho em malha aberta alto e instável, ele é usado principalmente em malha fechada com realimentação (realimentação negativa na maioria das vezes). Com isso, o ganho em malha fechada é menor e pode ser controlado pelo usuário. Algumas características de um AMP OP ideal:
Ter um ganho elevado (G→∞);
Impedâncias de entrada com magnitude elevadas (|Z+|→∞, |Z-|→∞); eImpedância de saída zero (Zout=0).
Pelo teorema do curto virtual, o AMP OP tem como pré-requisito a realimentação negativa efetiva – tal realimentação negativa seria uma ligação entre o terminal de saída e o terminal negativo de sinal, cujo permite a passagem de corrente durante o funcionamento do circuito –, assim como uma diferença entre os terminais positivo e negativo de sinais nula e as correntes que entram nesses dois terminais também têm de ser nulas.
Amplificador somador:
Figura 1: Amplificador somador.
O objetivo de um AMP OP somador é fazer a soma de dois ou mais valores de entradas analógicas ou digitais naquele instante de tempo. Pode-se fazer a soma de uma rampa, uma senóide e um nível contínuo naquele determinado instante de tempo, por exemplo.
Amplificador inversor:
Figura 2: Amplificador inversor.
Esse é o amplificador de ganho constante com uma ampla utilização. A saída é conhecida após a multiplicação da entrada por um ganho constante, fixado pelo resistor de entrada R1 e o resistor de alimentação Rf. A saída é invertida em relação à entrada.
Amplificador não-inversor:
Figura 3: Amplificador