asdad
Analisando outros sistemas elásticos, Hookeverificou que existia sempre proporcionalidade entre força deformante e deformação elástica produzida. As forças deformantes são proporcionais às deformações elásticas produzidas. força ou resultante de forças que atua sobre o veículo, alterando a direção do vetor velocidade, é do tipo centrípeta (na direção do raio) imprimindo ao veículo a aceleração centrípeta (fig. 6.3).
Concluímos dos exemplos 6.1, 6.2 e 6.3 que a "força é o agente responsável pela variação das características do vetor velocidade".
Há vários tipos de força tais como: força de tração, força de compressão, força de atrito, força peso e outras. A força peso, por exemplo, varia o módulo do vetor velocidade, comunicando ao corpo uma aceleração denominada aceleração da gravidade (g).
A aceleração da gravidade (g) varia com a latitude e altitude. O valor da aceleração da gravidade padrão, ao nível do mar, é 9,80665 m/s2 (aproximadamente 9,80 m/s2 ou 980 cm/s2).
Unidade de força - Sistema Internacional: 1 Newton (1 N)
Leis de Newton (século XVII)
Sendo a força o agente responsável pela variação do vetor velocidade, foram medidas as forças que atuam sobre um corpo de massa m e as correspondentes acelerações (fig. 6.4).
Figura 6.4 - Forças F1, F2, e F3 aplicadas a um corpo de massa m e as correspondentes acelerações a1, a2 e a3.
Verificou-se que:
F2 = 2F1a2 = 2 a1 (duplicando-se o valor da força, duplica-se o valor da aceleração)
F3 = 2F2a3 = 2 a2 (triplicando-se o valor da força, triplica-se o valor da aceleração)
e assim por diante.
Significa que as grandezas força e aceleração são diretamente proporcionais; a razão entre elas é constante. Medindo a massa do corpo,