Arquitetura e urbanismo
Pública é uma área acessível a todos a qualquer momento; a responsabilidade por sua manutençãoé assumida coletivamente. Privada é uma área cujo acesso é determinado por um pequeno grupo ou por uma pessoa, que tem a responsabilidade de mantê-la.
Não existe uma única relação humana que nosinteresse como arquitetos que se concentre exclusivamente em um individuo ou em um grupo, é sempre uma questão de pessoas e grupos em inter-relação e compromisso mútuo, é sempre uma questão de coletividadee indivíduo, um em face do outro. Se, porém, o individualismo compreende apenas parte da humanidade, o coletivismo só compreende a humanidade como parte; nenhum deles apreende o todo da humanidade, ahumanidade como um todo. Os conceitos de “público” e “privado” podem ser vistos e compreendidos em termos relativos como uma série de qualidades espaciais que, diferindo gradualmente, referem-se aoacesso, à responsabilidade, à relação entre a propriedade privada e a supervisão de unidades espaciais especificas.
Um espaço pode ser concebido como público ou privado dependendo do grau de acesso,da forma de supervisão, de quem o utiliza, de quem toma conta dele e de suas respectivas responsabilidades.
As gradações de demarcações territoriais são acompanhadas pela sensação de