ASD aula18

613 palavras 3 páginas
Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (Dynamic Systems Development Method – DSDM)
DSDM é uma metodologia de desenvolvimento de software originalmente baseada em "Desenvolvimento Rápido de Aplicação" (RAD). DSDM é uma metodologia de desenvolvimento iterativo e incremental que enfatiza o envolvimento constante do usuário.
Seu objetivo é entregar softwares no tempo e com custo estimados através do controle e ajuste de requisitos ao longo do desenvolvimento. DSDM é um dos modelos de Metodologia Ágil de desenvolvimento de software.
Como uma extensão do RAD, o DSDM é aplicado em projetos de Sistemas caracterizados pelos cronogramas e custos limitados apontando falhas de informação mais comuns destes projetos, incluindo custos excedentes, perda de prazos, falta de envolvimento de usuários e acompanhamento da alta gerência.
A DSDM fornece uma framework para uma abordagem interativa e incremental de desenvolvimento de Sistemas de Informação. Desenvolveu-se nos anos 90 na Inglaterra e foi aplicado pela primeira vez em 1995. Esta metodologia foi desenvolvida por um consórcio de vendedores e peritos no campo dos Sistemas de Informação, no qual partilharam e combinaram as suas melhores técnicas.
A DSDM aborda os problemas que frequentemente ocorrem no desenvolvimento de informação que se prendem essencialmente com a falta de tempo, com orçamentos mais apertados ou com outro tipo de razões para que o projecto falhe, tal como a falta de envolvimento dos encarregados do projeto ou dos utilizadores finais.
Fases do DSDM
O framework DSDM consiste em três fases sequenciais: Pré-Projeto, Projeto e Pós-Projeto. A fase de Projeto do DSDM é a mais elaborada das três fases. Ela consiste em 5 níveis formadas por uma abordagem passo-a-passo e iterativa no desenvolvimento de um SI.
Fase 1: O Pré-Projeto
No pré-projeto trata das questões iniciais para evitar problemas futuros nas fases mais avançadas do desenvolvimento.

Fase 2: Projeto
Análise de viabilidade:

Relacionados