Asap
[pic]
O sucesso percebido de um projeto SAP é, em grande parte, determinado pelo sucesso de sua implantação. No intuito de garantir o sucesso da implantação, seja ela uma nova instalação, um upgrade ou uma extensão, podemos contar com a metodologia AcceleratedSAP – ASAP.
Apesar de não ser a única abordagem possível, ela é bastante funcional e útil na maioria dos casos.
ASAP é como uma fórmula, baseada nos princípios do PMI, específica para a implantação do SAP, que, tem em seus pilares a divisão da implantação em 5 fases. Isso torna todo o processo mais facilmente controlável, aumentando assim a possibilidade de sucesso. A essa divisão damos o nome de Roadmap.
Cada fase tem um conjunto de itens para entrega. Veja mais… 1. Preparação do Projeto: nesta fase é criado um planejamento inicial com toda a preparação do projeto e é onde se dá o kickoff. Os seguintes pontos devem ser discutidos e documentados: o Planejamento inicial do projeto o Procedimentos do projeto o Requisitos técnicos o Definição da equipe e treinamentos necessários o Quality Assurance o Kickoff 2. Blueprint do negócio: aqui os consultores e analistas funcionais tem o papel de documentar detalhadamente os processos da empresa e os requisitos de negócios. É onde há a maior interação entre os profissionais da empresa usuária e os consultores. Toda esta documentação será compilada no Business Blueprint. Normalmente aqui serão discutidos e documentados: o Gestão do projeto o Mudanças organizacionais e seus tratamentos o Treinamento dos key-users e/ou usuários finais o Ambiente de desenvolvimento o Definição da estrutura organizacional o Análise dos processos de negócios o Definição dos processos de negócios o Quality Assurance 3. Realização: onde o blueprint é traduzido para o SAP. Todos os processos,