As Zonas de Livre Comércio da América do Sul
As Zonas de Livre Comércio da América do Sul.
Introdução:
Nesse trabalho serão apresentados os blocos econômicos, que são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes, formados por países sul-americanos. Mostraremos seus principais objetivos e suas relações com o restante do mundo.
CAN(Comunidade andina de nações)
A Comunidade Andina é um bloco econômico que foi criado em 1969 pelo Acordo de Cartagena, com o nome de Pacto Andino. Em 1996, os países membros definiram reformas na organização do bloco, e, no ano seguinte, passou a atuar com a nomenclatura de Comunidade Andina.
Os atuais países membros da Comunidade Andina são: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, a sede do bloco está localizada na cidade de Lima, capital do Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006.
Atualmente as nações associadas à Comunidade Andina são: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O México e o Panamá são países observadores do bloco.
A CAN tem como objetivos: Aumentar a integração comercial, econômica e política entre os países membros; Promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países membros por meio da integração e da cooperação econômica e social; Proporcionar o aumento na geração de empregos; Facilitar a sua participação no processo de integração regional, visando à formação progressiva de um mercado comum latino-americano; Melhorar a situação dos países membros no cenário econômico internacional; Reduzir as diferenças de desenvolvimento entre os países integrantes da Comunidade Andina; Promover a melhoria da qualidade de vida da população.
Desde 2003, os cidadãos dos cinco países da Comunidade Andina podem ingressar sem visto a qualquer país membro, em condição de turistas.