As virtudes
Autora: Dannyele Machado de Almeida Leal
Há um livro que na minha infância me marcou muito, um livro chamado “O Livro das Virtudes” de William J. Bennett, eu o tinha lido durante uma época de férias escolares que fui passar na casa da minha avó paterna, agora adulta o ganhei de presente do meu padrasto e também descobri que havia outras versões dele, um só para crianças e o volume II, que pude comprá-los.
Para mim são como um tesouro que pretendo passar para as minhas futuras gerações, pois ele trás em suas páginas questões importantes para o processo de formação de um ser humano digno, honesto, moral e ético, que entende a importância dos valores e de ser uma pessoa virtuosa. Mas por que é um tesouro mesmo? Bem, algumas coisas se perderam ou estão se perdendo com o tempo e com esta Nova Era, que se diz sacrificar determinadas coisas em prol da modernidade sejam elas os valores, a família, a natureza e tudo mais que Deus nos deu. Sendo assim serão como relíquias, para resguardar aquilo que nunca deverá ser perdido, no entanto corre o risco.
Quando eu era criança, minha avó paterna, que já descansou e está em um lugar melhor, me contava histórias que mostravam a importância de ser uma pessoa boa e que as pessoas más sempre se davam mal no final da história e aquela que apesar de ter passado por momentos de sofrimento e maus-tratos soube perdoar e seguir em frente. Isto participou para a formação das minhas bases moral e ética.
Voltando ao Livro das Virtudes, ele traz justamente histórias que estão relacionadas com determinado tipo de virtude, sendo elas: a disciplina, a compaixão, a responsabilidade, a amizade, o trabalho, a coragem, a perseverança, a honestidade, a lealdade e a fé. Imagine agora a importância de cada uma delas e depois imagine se perdêssemos tudo isso em nossa sociedade.
Nós que cremos em Deus e na salvação através de Jesus Cristo, precisamos nos atentar no desenvolvimento de cada virtude, uma prova disto são as