Virtudes
Virtude é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa, trata-se de uma verdadeira inclinação.
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.
A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeiçoam com o hábito.
Tipos de Virtude:
Virtudes Religiosas: Religião é re-ligação do homem com Deus, inclina o homem a prestar a Deus a honra e submissões devidas. É o canal pelo qual chegam até nós a luz e a força do Evangelho, é o dínamo dos empreendimentos audaciosos e fecundos. Trata-se da união de um povo que se une para conhecer, amar e servir a Deus.
Deus se manifesta ao homem por intermédio da religião, através da Tradição
Oral e da Tradição Escrita, ambas são úteis para ensinar, guiar, repreender , exortar, instruir e revelar as verdades de fé. Ela exige do homem uma vida moral condizente, não havendo divórcio entre crença e comportamento.
A religiosidade faz parte do ser humano e enquanto houver homens na face da Terra haverá religião. Muitas delas surgiram da necessidade de um povo e de um a cultura. Não raro doenças psíquicas têm sua origem num problema religioso, é o que diz o psicanalista Carl Gustav Jung.
Virtude Civica :O artigo analisa, inicialmente, as principais crises pelas quais passa o Estado moderno, podendo-se inclusive falar em um Estado pós-moderno. Em seguida, concentramos o foco na importância das virtudes cívicas como condição de possibilidade para a existência da convivência cosmopolita e, em última instância, para o futuro da humanidade. O objetivo é demonstrar como as virtudes cívicas são relevantes para a definição dos preceitos estatais e da própria