As três leis de newton
Isaac Newton (Woolsthorpe, 4 de Janeiro de 1643 — Londres, 31 de Março de 1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
1 - PRIMEIRA LEI DE NEWTON (PRINCIPIO DA INÉRCIA)
"Qualquer corpo em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso) tende a manter-se em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso)."
Inércia é a tendência que todo corpo tem de manter sua velocidade vetorial constante. Uma força resultante não-nula, porém, modifica essa velocidade: varia . Portanto, quando é nula, a velocidade não altera e o corpo pode estar em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme (MRU).
Em outras palavras podemos dizer que na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso, e um corpo em movimento, continua em movimento retilíneo uniforme (MRU).
Movimento Retilíneo Uniforme é o movimento no qual a velocidade permanece constante durante todo o percurso de um corpo. A velocidade é constante e diferente de zero (V≠0) e a aceleração é nula (a = 0).
Alguns exemplos:
Quando andamos a cavalo e o animal dá um “arranque”, nosso corpo tende a manter seu estado de repouso, portanto somos projetados na direção inversa à que o cavalo estiver se movimentando; da mesma forma, quando o cavalo pára de uma vez, nosso corpo tende a continuar o movimento, por isso somos projetados na direção em que se estava anteriormente
Quando ocorre uma redução brusca da velocidade de um veículo, provocada por uma colisão frontal, o motorista, por inércia, chocar-se-ia com o volante e o pára-brisa. Se, ao contrário a velocidade do veículo aumentasse bruscamente devido a uma colisão traseira, a cabeça do