As tranformaçoes do trafico
*o incremento do tráfico de escravos produziu uma série de transformações na sociedade africana.
*estimulou guerras entre povos e reinos: essas guerras potencializadas pelo uso das armas de fogo e às doenças introduzidas no continente pelos europeus ,levaram a uma sensível redução demográfica em várias partes do continente.
*os escravos se deslocavam de lugares distantes daqueles onde costumavam viver: muitos grupos de escravos perseguidos pelos traficantes eram obrigados a se deslocar para lugares distantes daqueles onde eles estavam costumados a viver e para o quais haviam desenvolvidos técnicas de sobrevivência e com isso desorganizou a sociedade e colocou-os em situação de enfrentamento com outros povos por causa disputa de territórios.
*cresceu a desigualdade social: as incursões dos traficantes também causaram grande desorganização das economias locais muitas comunidades se tornaram incapazes de produzir seu próprio alimento e passaram a ser vitimas da fome.
*os europeus faziam laços com os chefes locais: no interior dos estados africanos que se associaram ao trafico de escravos , cresceu a desigualdade social ; graças aos lucros , formaram-se grupos abastados e ligados aos esquemas de captura , transporte e comercialização de cativos. A essas elites integraram-se muitos descendentes de europeus que haviam se estabelecido na África firmaram laços com chefes locais , geralmente por meio de casamento, esses mestiços eram bastantes hábeis como intermediários entre as autoridades locais e as estrangeiras ,eles se transformaram em sujeitos influentes ,capazes tanto de desestabilizar o governo de um chefe ou rei local e ate mesmo de um estado europeu que porventura ameaçasse seus negócios.
*desequilíbrio de forças entre reinos e cidades africanas: a concentração de riqueza e poder nos estados que mantinham contato com o trafico fez com que desbancassem reinos importantes. Assim por alguns séculos estados africanos