AS TRACAS DE BITU
FORMOSA DO RIO PRETO-BA
2013
DANIELA DA CUNHA OLIVEIRA
Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
Produção Textual Interdisciplinar Individual do 6° Semestre apresentado às disciplinas Organização do trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Educação Física Escolar, Seminários VI da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.
Prof.ª Sandra Rampazzo, Marilzete Steingle, Juliana F.S Simm e Suhelen Lee.
FORMOSA DO RIO PRETO-BA
2013
Introdução
Neste trabalho será apresentado um estudo de Gêneros Textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal sabemos que gêneros textuais são línguas em uso social, seja quando usamos a língua na escola, seja quando usamos a língua fora dela para nossa comunicação, seja quando usamos gêneros escritos, seja quando usamos gêneros orais. Os gêneros são língua em uso, é língua viva, são instrumentos de comunicação. Ao ensinar uma diversidade de gêneros na escola aprendemos que, por mais simples que eles sejam (como uma receita culinária, por exemplo), todas as palavras e letras ganham uma significação.
Também aprendemos a respeito do agrupamento do narrar que envolve os gêneros cujo domínio é o da cultura literária ficcional, marcados pela manifestação estética e caracterizados pelas mimeses da ação através da criação, da intriga no domínio do verossímil. E sabemos que tudo isso contribuiu para a linguagem corporal que não é menos importante que as demais coisas citadas. Além de aborda sobre a representação simbólica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condição motriz, como instrumento relacional do indivíduo. Logo a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construção de conhecimentos dos educandos, tornando-os mais interessados nos conteúdos que lhes são