AS TEORIAS E O TRABALHO DOCENTE
“O Trabalho Em Sala de Aula: Teorias Para Quê?”
È relevante a exploração de teorias pedagógicas, mesmo que ás vezes implica no desenvolvimento do professor e consequentemente dos alunos, pelo fato de que existem várias teorias de vários autores e se procurar instruções e acaba que são todas diferentes e não chegamos aos conceitos certos. Mas quais conceitos teóricos são considerados “os certos”?Quais seguir para que possamos realizar a prática pedagógica corretamente? O bom professor sempre busca explorar dos seus alunos suas técnicas e facilitando assim o ensino/aprendizagem.
Embora a maioria dos professores chegue á escola sem muitos recursos práticos, ou seja, sem experiência para conseguir conter uma turma de crianças, cada professor acaba descobrindo com o passar de cada aula como deve ser feito, como passar informações, como agir em situações extremas, como quando a aula é interrompida por causa de recado da direção, um carro de som passando, um desentendimento entre alunos, enfim algo que interrompa a o momento mais interessante da aula.
Os professores sempre desenvolvem suas próprias técnicas de como desdobrar-se em qualquer situação em sala, para retomar o raciocínio e continuar com desenvolvimento pedagógico, ou até mesmo no momento de planejar as suas aulas, os seus conceitos e finalidades. Através das teorias dos grandes autores e as formas em que interpretamos essas informações e das práticas pedagógicas (estágios supervisionado) é que conseguimos o desenvolvimento do nosso conhecimento ideal pra tais questionamentos e situações do nosso cotidiano buscando assim o aprimoramento para ingressar no mundo da educação em si, no processo do ensino/aprendizagem.
Os melhores professores não são aqueles que sabem de quase tudo em matéria de teorias pedagógicas, mais sim aqueles que sempre consegue diagnosticar onde estão os erros de hoje para buscar as soluções do amanhã, assim obtendo o bom desenvolvimento de