as sombras
Professoras: Lucyane Ferreira e Luciane Bessa
Turma: Pré-escola
Tema: E se faz a sombra
Interdisciplinaridade: o aluno poderá observar e conhecer a sombra de cada colega da turma, descobrir a localização da sombra dos alunos da turma devido à posição da luz, observar o contorno das sombras dos alunos em diferentes posições, desenvolverem a percepção visual, descobrirem os objetos pela sombra deles estimular a imaginação, ampliar o vocabulário, dramatizar por meio de sombras uma história escrita pela própria turma, desenvolver o imaginário infantil, bem como estimular a expressão corporal e a linguagem oral.
Tempo estimado: Dois meses.
Objetivos: Oferecer situações de discussão e experimentação.
Identificar e entender alguns conceitos e suas variáveis, como objeto, fonte de luz e anteparo ou (atenção).
Agir sobre o conceito a ser estudado, por meio de investigação, levantamento de hipóteses, verificação prática e registro
Conteúdos: Luz e sombra. Procedimentos de pesquisa, observação e registro.
Materiais necessários: Lanternas, papéis diversos (cartolina, celofane, papel-manteiga, papel-cartão e etc.) máquina fotográfica, retroprojetor, lençol ou pano branco, TNT colorido e tecido grosso preto.
Procedimentos: 1ª etapa Reúna todos numa sala e apague as luzes. Ilumine com uma lanterna as páginas do livro O Teatro de Sombras da Ofélia e leia para a garotada. É a história de uma senhora que tem a vida modificada depois que dá abrigo a um grupo de sombras. Estimule a discussão sobre por que e como elas aparecem. Elas só existem de dia ou de noite também? Nossa sombra fica sempre atrás de nós? Com essas informações, você já conseguirá saber o que o grupo conhecer sobre o tema e que atividades poderão ser mais proveitosas para turma.
2ª etapa Com as hipóteses colocadas proponha uma experiência. Desvie a lanterna para as mãos da meninada. Aproxime e afaste o facho de luz