AS Sombras da vida
Num dia ensolarado, Piteco corria atrás de um dinossauro com um bastão na mão. De repente, escuta sussurros vindos da caverna e curioso vai olhar o que está acontecendo e observa três senhores olhando para parede e apreciando algo. Então, Piteco entra na caverna e pergunta a um dos senhores:
- Ei, moço! Pode me dizer o que vocês estão fazendo?
E os três senhores responderam que estavam apenas admirando a vida.
Piteco alerta os senhores que na parede da caverna estava refletindo sombras de animais que passavam lá fora e que reproduziam sombras em forma de mulheres. Então, Piteco vai pra frente da parede e pergunta aos senhores:
- Não querem apreciar a vida? Aqui tem uma de verdade! Eu!
Um dos senhores respondeu:
- Vamos dar um jeito em você!
Piteco assustado e correndo diz:
- Calma pessoal! Só estava brincando! Fiquem sossegados que eu já estou indo!
Os três senhores correm atrás de Piteco e acabam fora da caverna. Acostumados só com aquela vidinha dentro da caverna, quando os senhores abrem os olhos se deparam com clarão e começam a resmungar dizendo que a claridade está os cegando, que é um castigo porque saíram da caverna e pararam de contemplar a vida.
Piteco impressionado diz:
- Ih! Então vocês não estão acostumados com a luz?! Vamos, amigos! Abram os olhos devagar!
Piteco então prossegue falando com os três senhores e abrindo os braços diz com muita alegria:
- Aproveitem para ver tudo que existe aqui fora!
Os três senhores abrem os olhos e observam a beleza do mundo. E enxergam que realmente Piteco estava falando a verdade, ficando os três encantados com tudo que vê.
Muito felizes, os três senhores agradece ao Piteco por fazê-los enxergar que dentro da caverna eles somente olhavam as sombras da vida e nada mais. E que aqui fora existia um mundo para aproveitar tudo de mais maravilhoso.
Empolgados, os três senhores se despedem de Piteco e seguem juntos para recuperar o tempo perdido, já que