Resenha sombras da vida
SOUZA, Maurício de. As sombras da vida. São Paulo: Maurício de Sousa Produções, 2002.
Elionilton Soares dos Santos2
Nos quadrinhos apresentados, o saudoso artista Maurício de Sousa ilustra de uma forma divertida o famoso “Mito da Caverna” de Platão. Não desviando da narrativa original, os quadrinhos representam de forma clara a intenção original da história.
O Mito da Caverna é uma narrativa de impacto, pois mostra uma realidade diferente da humanidade. De certa forma, é mostrada a ignorância do ser humano, pois há casos em que inúmeras opções existem e o ser humano apenas usufrui o mínimo e quando lhe são indicadas outras formas de se viver, há certo descaso e ignorância com quem lhe oferta algo do qual não tem conhecimento. Até ser exposto a um novo tipo de realidade, ideologia, ou conhecimento, um indivíduo duvida de outros métodos senão os que ele próprio utiliza, sendo até capaz de condenar pessoas com outros tipos de pensamentos. Os quadrinhos foram uma forma de representação bem interessante desta importante obra, sendo chamativa até mesmo para crianças, podendo ser de grande importância o conhecimento desta obra para a formação das mesmas.
Embora o Mito da Caverna ter sido narrado em outra época, hoje a mesma situação ainda ocorre com frequência, apesar do homem ter saído da caverna para contemplar o mundo exterior, houve um certo receio para comunicar aos outros, com medo de represálias. Na atualidade, é um pouco o contrário que realmente acontece. Diversos meios de entretenimento existem para o ser humano utilizar sem nem mesmo sair de seu domicílio, como TVs, internet, vídeo games e etc. Esse ser que não contempla o mundo exterior, assim que influenciado e guiado por outro indivíduo a ter uma vida social, pode sentir-se um pouco solitário e até mesmo depressivo, por não ter um reconhecimento e até mesmo ser humilhado e sofrer outros tipos de represálias perante os outros. Tal comportamento pode gerar outro tipo de