as RIDEs
A RIDE DO POLO PETROLINA/JUAZEIRO:
Desenvolvimento e Consequências
Autores
(nome dos autores1)
(1instituição pertencente)
(1E-mail do primeiro autor)
(fonte arial 12; espaçamento 1,5)
RESUMO
O presente trabalho é uma análise acerca das RIDEs - Regiões Administrativas Integradas de Desenvolvimento dando ênfase ao polo Petrolina/Juazeiro, numa perspectiva investigatória das suas ações e atuações bem como influências na economia, no mercados imobiliário e comentários acerca do crescimento das áreas produtivas e seus possíveis ônus, dessa Foram utilizadas para a realização desse trabalho pesquisas bibliográficas através de documentos produzidos por instituições, imagens e conhecimentos pessoais.
Palavras-chaves: RIDEs; Região; Polos de Desenvolvimento.
1. INTRODUÇÃO
As RIDEs são Regiões Administrativas Integradas de Desenvolvimento, elas foram criadas para articular as ações da União em um mesmo complexo social e geoeconômico. Elas são regiões metropolitanas especiais e estão dispostas em três: a RIDE DF/Entorno (Distrito Federal e 19 municípios do estado de Goiás e três municípios do estado de Minas Gerais), a RIDE Grande Teresina (13 municípios do estado do Piauí e um município do estado do Maranhão) e o Pólo Petrolina-Juazeiro (quatro municípios do estado da Bahia e quatro municípios do estado de Pernambuco). A imagem abaixo apresenta o campo de atuação da RIDE em Petrolina/Juazeiro onde contempla as cidades inseridas no projeto.
Imagem 1
FONTE: www.integracao.gov.br -10/12/2014
Segundo Araújo e Silva (2013 p.247)
“Estes municípios integram a região do Submédio São Francisco que responde por um elevado volume de produção e exportação de manga e uva no Brasil. Dentre os municípios que compõem a região destacam-se Petrolina e Juazeiro pela sua importante posição na hierarquia