Segurança da Informação
FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS – FACE
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO
CMMI x MPS.BR
Igor Rodrigues
Victor Hugo T. Rezende
Professor(a): Amanda Danielle Lima de Oliveira
Belo Horizonte
Novembro 2013
Igor Rodrigues
Victor Hugo T. Rezende
DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO
CMMI x MPS.BR
Trabalho auto-instrucional apresentado à disciplina de Engenharia de Software I do 6º Período do Curso de Ciências da Computação, Manhã da Faculdade de Ciências Empresariais da Fundação Mineira de Eduacação e Cultura – FUMEC.
Professor(a): Amanda Danielle Lima de Oliveira
Belo Horizonte
Novembro 2013
Introdução
Este trabalho tem como foco a abordagem de tópicos que dificultam a aplicação de padrões para garantir qualidade de software dentro de empresas internacionais e nacionais.
O projeto inicial era tentar obter conteúdo referente à CMMI e MPS.BR e, fazer um comparativo entre os dois, discutindo com a turma os motivos de terem tópicos diferentes nas implementações, devido a um possuir visão internacional (CMMI) e o outro somente nacional (MPS.BR). Porém, isto foi abandonado ao longo das pesquisas para executarmos o trabalho, pois, descobrimos que as dificuldades encontradas, quando não semelhantes, são muito próximas.
Tentamos pesquisar e elaborar um trabalho com tópicos mais “genéricos” referentes às duas metodologias de processo de software.
Visão Geral
Atualmente, boa parte das tentativas de implementação de melhorias de processo de software não dão certo e, existem “n” fatores que podem influenciar nestas falhas.
No mercado brasileiro atual, existem cerca de 15.4% de empresas que possuem certificação MPS.BR nos níveis E e G. Em níveis maiores, como por exemplo entre o A e o D, existem somente 3,2%