As relações entre linguagem, sociedade e cultura
Carneiro, Marísia (organizadora) – Pistas e Travessias bases para estudos da linguagem. Rio de Janeiro Eduerj, 1999.
O livro: Pistas e Travessias bases para estudos da linguagem, organizado pela Drª. em lingüística: Marísia Carneiro e com comentários de Valéria Coelho Chiavegatto traz contribuições no campo da lingüística, se constituindo em oportuno e valioso instrumento de consulta para estudantes e pesquisadores de graduação e áreas afins.
Tendo em vista que o campo da lingüística vem se expandindo e há a necessidade de explorar melhor os conteúdos para que haja mais fontes de pesquisa a respeito do assunto, a autora, no rigor de sua experiência, alcança êxito, pois seu artigo possibilita o enriquecimento de estudantes, professores e os consultores de sua obra.
Na primeira parte do artigo, a autora fala sobre a linguagem, sociedade e cultura e diz que os conhecimentos da natureza das relações que se estabelecem entre os três, são básicos para as ciências sócio-humanas em geral. Traz um breve comentário sobre o curso de lingüística segundo Saussure que é considerado o fundador da lingüística contemporânea. É destacado no texto que o desenvolvimento da língua se dá, pela exposição de um indivíduo a uma determinada língua logo nos primeiros anos de vida. Isso irá transformá-lo em um ser capaz de interagir socialmente e definirá as características de sua fala, pois o meio social a qual for exposto, influenciará por meio de instrumentos, signos, convivência com determinadas situações e realidades vividas, sua maneira de interpretar e interagir com o mundo.
Na segunda