As redes Sociais como importante ferramenta para as grandes empresas
Hoje as grandes corporações de “mente aberta”, estão totalmente linkadas nas redes sociais à procura de novos talentos, buscando-os através dos perfis dos exibidos nestas. Sim, é isto mesmo, a busca por talentos deixou os curriculuns de papel de lado e esta se embrenhando no oceano das redes sociais e é ai que encontra o maior perigo, diz Alessandra Lufato, diretora de arte e executiva de Marketing & New Media na Zoom Multimídia.
Segundo Alessandra, com o boom das redes sociais, as grandes corporações estão tendo que se adequar a este novo fenômeno, garimpando aquelas em busca de talentos e com isso obtendo informações e conhecendo grandes números de perfis de possíveis candidatos, e tudo é analisada, desde as postagens até os grupos que são seguidos, das fotos postadas ao seu networking, o que segundo ela, diz muito ou quase tudo sobre as pessoas. E nesta hora, uma postagem falando mal de um ex-chefe, uma foto ridícula tirada na festa de final de ano da antiga empresa pode afastar de vez o sonho do profissional de ocupar uma cadeira na corporação. Isto também ocorre ao contrario, diz Alessandra, uma vez que as grandes empresas hoje também figuram nas redes sociais, e uma gafe pode afastar “aquele profissional” de seu quadro.
Tendo como base as informações a cima, quais são as vantagens e as desvantagens desse novo modelo de relação entre empresas, recrutadores, profissionais e redes sociais?
Hoje, com o grande dinamismo do mercado, podemos ver como vantagem nessas relações, a facilidade de se conectar profissionais, empresas, recrutadores através das redes sociais, onde se pode fazer uma análise minuciosa de cada parte envolvida, uma vez que aquelas permitem e até induzem a uma transparência quase a nível mais íntimo de cada parte, porém esta transparência que é boa por um lado, pode demonstrar perfis indesejados por parte das empresas e recrutadores em relação a possíveis