As Queimadas
Professor: Sesiberg
Alunos:
Edgledson Silva
Francisco Alisson
Gabriel Alexandre
Tudo sobre as queimadas
Queimadas: um problema ecológico e social
• É uma prática utilizada em todo o mundo, com maior intensidade na África e na Ásia, o que vem acarretando prejuízos à biodiversidade, à dinâmica dos ecossistemas e a diversos tipos de agricultura do planeta, impactando significativamente os processos de mudanças climáticas na terra e do aquecimento global.
• Por ser um processo de baixo custo, destinado a limpar uma área, é bastante usado por pequenos agricultores, que são os responsáveis pelo maior número de focos de incêndio. Os agricultores têm como objetivos para a queimada, além de limpar a área de cultivo, renovar a pastagem ou facilitar a colheita da cana-de-açúcar. Apesar de trazer alguns benefícios em curto prazo, as queimadas prejudicam bastante o equilíbrio ambiental.
As queimadas no Brasil
• No Brasil, as queimadas cresceram muito nos últimos anos. Mas a preocupação com esse assunto já é antiga. Um exemplo dessa escalada é que em 2001 foram registrados 145 mil focos de calor pelos satélites do Inpe(Instituto de Pesquisas
Especiais) contra 359 mil em 2002, ou seja, mais que o dobro.
• Dados do Inpe revelam que e o
Brasil é o líder em quantidade de focos de incêndio entre os países da América Latina. Durante o período de junho a novembro, ocorrem queimadas praticamente em todas as regiões brasileiras, sendo os meses de agosto e setembro os mais críticos.
• O Mato Grosso é o estado que mais queimou com 33.635 focos de calor entre
2000 e 2007, seguido do Pará, com
27.468.É
interessante perceber que estados nordestinos como Bahia e Piauí têm ampliado os seus registros por causa, principalmente, da especulação imobiliária com o objetivo de ampliar as áreas de cultivo da cana-de-açúcar, por causa da expansão do etanol.