As queimadas para eliminar a vegetação de um terreno para a utilização em agricultura ou pasto.
Curso: engenharia ambiental
Disciplina: metodologia da pesquisa científica
Projeto de pesquisa
Aluno responsável: Rosan Henrique Gomes Fuentes
Tema: As queimadas para eliminar a vegetação de um terreno para a utilização em agricultura ou pasto.
Problema
As queimadas causam o empobrecimento do solo retirando todos os nutrientes presentes, a poluição, destruição de redes de eletricidade e cercas, acidentes rodoviário, afetando negativamente a biodiversidade, a dinâmica dos ecossistemas presentes na região, e aumenta o processo de erosão do solo, deteriora a qualidade do ar e provoca danos ao patrimônio público e privado, prejudicando a sociedade como um todo.
Justificativa
As queimadas são consideradas a forma mais rápida e barata de eliminar vegetações indesejáveis ou retirar toda vegetação presente, mas por outro lado trazem sérios prejuízos ao solo e à agricultura e como os resultados não são duradouros, basta alguns anos para a produtividade da pastagem começar a diminuir.
Esse processo destrói a vegetação e expõem o solo à ação dos ventos e das águas que provocam erosão. Em um solo protegido pela vegetação, as gotas de chuva são amortecidas pelas folhas e podem infiltrar naturalmente. Sem a vegetação, o vento e principalmente a chuva levam a terra com mais facilidade causando erosão e consequentemente assoreando cursos d'água. O assoreamento pode eliminar várias espécies da vida aquática, prejudicar a navegação e afetar o equilíbrio ambiental de uma bacia hidrográfica.
Empobrecimento do solo: há uma crença de que as queimadas são boas para o solo, isso porque o produtor realmente tem um ou dois anos de boa produtividade, já que o processo acaba concentrando alguns nutrientes importantes para a plantação como o fósforo. Mas nos anos seguintes fica constatada uma perda excessiva dos nutrientes. Uma pesquisa realizada pela Embrapa Amazônia Oriental que gostaria de ressaltar mostra que, em sete anos, são