As Quatro Formas Da Escala Menor
Escala menor primitiva ou natural A forma mais antiga de escalar menores é a escala menor primitiva, é constituída apenas por notas naturais, contendo dois semitons entre II-III e V-VI graus.
Escala menor Harmônica A escola menor Harmônica surgiu a partir da forma menor primitiva, modificando o uns dos grau, ela foi modificada porque a nota sensível não estava sendo caracterizada pelo VII grau separado do VIII por intervalo de meio tom, e foi introduzida uma alteração ascendente no VII grau, ficando assim um intervalo de segunda aumentada do VI para o VII. Chamando-se esta nova escala, de escala Harmônica.
Escala Menor Melódica Esta escala por sua vez se formou a partir da escala menor Harmônica. Entre os graus VI e VII da escala menor Harmônica, há um intervalo de segunda aumentada, difícil de repercutir. Então modificarão na subida da escala, colocando alteração ascendente no VI e VII graus, e na descida preservando as notas da escala primitiva. Assim, resolvendo essa dificuldade. O VII grau passa a se chamar subtônica na descida e na subida de sensível. Escala Bachiana
É uma variante da escala menor melódica.
REFERÊNCIAS
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios Básicos da Música Para a Juventude. 54ª. Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas LTDA,2013.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª Ed. Brasília, DF: Musimed, 1996.
Acesso em: 14 Abril 2014.