As Principais T Cnicas Cont Beis S O
Escrituração
Escrituração é o registro administrativo, que ira afetar o patrimônio e esse registro e chamado de lançamento e são registrado nos livros contábeis. Ela tem inicio na existência de documentos. A duas divisões uma das partidas simples e partida dobradas e ambas possui relação entre elas é a mais usada pelas empresas. Cada ordem de escrituração a métodos diversos onde o método obtido vai depender das escolas, do entendimento e assim vai e também de como você aplica.
A cada ordem se deve seguir uma ordem cronológica para melhor entendimento e melhor organização.
Exemplo: Livro caixa onde deve ser manter uma ordem a ser seguida como local data do fato, conta a debitar e conta a creditar historio e valores.
Assim vêm os outros como livro razão e balancete que este relacionado a tudo, assim conseguimos saber se tudo esta batendo certo e como esta a empresa nos seguintes seguimentos de lucratividade e prejuízo.
Exemplos: Transferências de R$ 2.000,00 do banco movimento para o caixa, no casa e registrado um aumento no caixa e um diminuição no banco
Caixa (+) 2.000,00 banco movimento (-) 2.000,00
Demonstrações contábeis
São organizadas em informações demonstrativas, onde são avaliadas a situações ecomonia e financeiras das empresas, essa informações são integradas em períodos determinados em gestão administrativa. Seu artigo é 176 da Lei 6.404/76 (S.A.).
BP (Balanço Patrimonial)
DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)
DLPA (Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados)
DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos)
Cada um desse tem uma função diferente para melhor entendimento as empresas e conhecimentos das suas financias.
Assim podemos falar um pouco de cada um deles para o melhor entendimento de como cada um funciona.
Balanço patrimonial: tem como finalidade apresenta a posição financeira e patrimonial da