As principais ideias paulo freire
Resumo
Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação
Segundo Paulo Freire mesmo que pensamos o certo corremos determinado risco, aceitar o novo como base de renovação e aprendizado e nunca recusar o velho mas aprimorá-lo como conjunto de conhecimento novo.
Saber lidar com a rejeição e tomar decisão com determinada discriminação, seja ela de cor, raça, jeito de ser ou até mesmo o modo de pensar. Nem o que se pensa que é errado é errado, o que é errado para um pode ser certo para o outro. Pois cada um tem seu ponto de vista e seu modo de pensar e todas as opiniões tem que ser respeitadas. Por isso o pensar certo é discutível não se tem uma certeza.
Problema relacionado com o tema
Uma amiga me contou certa vez que quando seu filho entrou na escola a classe dele já estava toda alfabetizada. Ela ficou apavorada pensando na dificuldade que seria para seu filho acompanhar a classe. Ela falou com a professora se não tinha uma cartilha como ela havia aprendido na sua época da escola e suas duas filhas também para ajudar seu filho. A professora falou que tinha um método novo e mostrou para a mãe, a mãe por sua vez não acreditou no método novo, como não havia outra opção aceitou. Mas após um bimestre a mãe foi na reunião e deu depoimento que o seu filho já estava lendo. E estava convencida da praticidade do novo método.
São Paulo,17 de setembro de 2012
Ensinar exige risco,aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação