Comportamento organizacional
ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Ser empreendedor ou gestor de uma empresa exige muito mais informações e empenho do que simplesmente exercer as funções básicas de administração.
O crescimento desenfreado do mercado, a concorrência desleal, a falta de incentivo requerem muito estudo, conhecimento e dedicação, para isso o estudo do comportamento organizacional contribui para a compreensão do comportamento individual e dos grupos de trabalho.
A maneira peculiar com que o comportamento organizacional lida com situações relacionadas a conflito e dimensionamento de trabalho, poder e lideranças, processos de grupo e estruturas, percepção, atitude e motivação, traz amplitude de soluções para situações do dia a dia, ajudando o administrador ou gerente administrar com eficiência sua estratégia de negócio.
O comportamento humano no trabalho é sistemático e rigoroso, devido às diferenças pessoais, levando em consideração que as pessoas têm diferentes maneiras, experiências e culturas, é por isso que o comportamento organizacional juntamente com outras ferramentas administrativas devem ser a base para a estruturação da organização.
CAPÍTULO 1
Comportamento Organizacional e Teoria de Sistema Aberto e Fechado
Comportamento Organizacional
Segundo Karla Sampaio, Comportamento Organizacional, é uma área da administração que estuda o comportamento dos indivíduos nas empresas e dentre tais características destacam-se:
1.Importância das organizações no mundo moderno
Organizações modelam o comportamento de seus membros, pois podem influenciar necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes aspectos, incentivam produtividade além de estimular respostas rápidas às estratégias administrativas. As organizações tem o poder de superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas com maior facilidade.
2.Conceito de Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é o