as principais doeças do brasil
O estudo mostra que a saúde no Brasil segue uma tendência global: as pessoas estão vivendo mais, porém estão cada vez mais sobrecarregadas e, por isso, são mais sedentárias, comem mal e sofrem mais com doenças crônicas. De acordo com a pesquisa, as principais causas de morte e incapacitação da população brasileira são: doenças isquêmicas do coração, violência, dor nas costas, AVC, acidente de trânsito, depressão, infecção respiratória, diabetes, complicações no parto e DPOC.
Um ponto de destaque do trabalho é o cálculo de expectativa de vida versus os anos vividos com saúde. A métrica utilizada é o Daly (Disability Adjusted Life Years), ou, em tradução livre, Anos de Vida Perdidos Ajustados por Incapacidade. A medida inclui não apenas anos perdidos, literalmente, mas também os anos vividos com incapacidade por causa de determinado problema. No caso do Brasil, a expectativa de vida é de 74,1 anos, porém apenas 63,8 desse total são vividos com saúde.
Os cinco principais fatores de risco para morte e incapacidade no Brasil são má alimentação, pressão alta, excesso de peso, tabagismo e açúcar elevado no sangue, nessa ordem. O levantamento ainda ressalta que problemas como a poluição do ar doméstico e a exposição ao chumbo persistem na lista dos 20 principais fatores de risco no país e, para combatê-los, é preciso reforçar as políticas ambientais.