As Primeiras Teorias Das Rela Es Internacionais
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
GEOPOLÍTICA.
RECIFE
2015
IPESU – INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR.
CAMILA SANTANA
CILENE BRAZ
JOÃO UILAMES
JOSEFA ELIANE
JOSIANE MARIA
LUCIANA GARNIER
GEOPOLÍTICA.
Trabalho desenvolvido durante a disciplina Geopolítica, como parte da avaliação referente ao terceiro semestre.
Professor (a): Márcia Karine
RECIFE
2015
As primeiras teorias das relações internacionais.
As primeiras relações internacionais de acordo com o que podemos descrever vêm de origem italiana, onde no século XVI surgia a primeira escola do pensamento político. Onde se muda a noção do Estado e da ética voltado ao poder político e seus governantes (príncipe), a força do príncipe iria mudar a forma dos estados modernos para os estados nacionais que viria a partir do século XVIII nisso surgiu o fundamento do conceito de “nação que era dominada por um estado”.
No continente Ocidental a palavra nação tem o significado diferente, pois vem de coletividade das mesmas raízes culturais e é adotada por um projeto sócio cultural. Em questão uma nação ela é definida por sua cultura acredita-se o povo do continente ocidental e não por sua raça ou etnia, diferente da Europa oriental que se acredita que nação vem de etnia “raça” onde a pessoa tem que ter sangue de sua raça. No século XVI e XVIII havia muita briga entre os países europeus que foram marcados pelos seus conflitos, que vinha a questão das nacionalidades, no ano de 1848 grandes revoluções nacionalistas nos países da Polônia, na Alemanha, e o reino Piemonte tentaram fazer que a Itália se unificasse, com isso gerou a ideologia do “nacionalismo” Os conflitos europeus tinham mais oscilações nas tentativas de supremacia pelo equilíbrio do poder.
No século XVI a dinastia dos habsburgos, família que reinava a Espanha se via em guerra com a frança que limitava a dinastia Bourbon que vivia em conflitos na Espanha, a família Habsburgos