as plantas
Se as plantas não existissem os herbívoros e omnívoros que se alimentam delas morreriam e assim os carnívoros também pois, deixariam de ter o que comer.
A Terra sem as plantas seria um planeta sem vida.
As plantas são seres vivos como nós porque nascem, crescem, respiram, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. Classificam-se em terrestres (limoeiro), aquáticas (nenúfar) e aéreas (hera) e, para além da alimentação, podem ser utilizadas em: vestuário (algodoeiro), mobiliário e utensílios (eucalipto, sobreiro), medicamentos (cidreira, tília, eucalipto), perfumes (rosa, canela, alfazema) e decoração (arranjos de flores).
As plantas completas são constituídas por: raiz, caule, folha, flor e fruto.
A raiz serve para fixar a planta, absorver água e sais minerais e para acumular reservas de alimentos.
O caule suporta ramos, folhas, flores e frutos, transporta a água com sais minerais da raiz até ás folhas e reparte o alimento por todas as partes da planta.
Tal como as raízes os caules também podem ser subterrâneos (batateira), aquáticos (agrião) ou aéreos (macieira).
A folha produz os alimentos da planta libertando oxigénio, realiza a respiração e transpiração e pode servir de reserva de alimentos e proteção podendo ter tamanhos, formas e cores diferentes.
As flores das plantas podem também ter muitos tamanhos, cores, formas e aromas e a sua função é de permitir a reprodução das plantas através do fruto.
Para nós as plantas podem ser comestíveis (frutos e legumes) ou não comestíveis (cravo, eucalipto). Podemos comer diferentes partes das plantas comestíveis. Por exemplo comemos as raízes da cenoura, o caule da batata, as folhas da alface e os frutos da cerejeira.