as plantas produzem oxigenio
Purificam o ar, utilizam-se para adorno dos jardins e casas. O nosso país é um país de grandes áreas florestais.
Dos seres fotossintetizantes, os que mais contribuem para a produção de oxigênio são o fitoplâncton (algas e cianofíceas - microbiota autótrofa dos corpos d'água). Elas são o verdadeiro pulmão do mundo. Sintetizam muito mais oxigênio do que consomem. Isto acontece por que sua taxa de crescimento é muito elevado, produzindo muita matéria orgânica e assim é pois são a base de quase todas as cadeias alimentares aquáticas. Vegetais superiores produzem excedente de oxigênio somente enquanto estão jovens, ou seja, acumulando matéria orgânica sintetizada em sua fotossíntese. Quando adultas o balanço de oxigênio é equivalente entre produzido e consumido
As plantas protegem o solo com suas raízes que crescem e se entrelaçam debaixo da terra criando uma tela natural bastante resistente.
Plantas maiores, como as árvores, funcionam como um guarda chuva natural evitando que a água penetre diretamente no chão e provoque buracos.
As gramíneas (gramas) são plantas que se espalham facilmente por serem muito resistentes, suas raízes é na maioria das vezes do tipo "cabeleira" fixando-a assim ao solo, fazendo com que fique firme (tipo como um xaxim que é feito da raiz de samambaia). A folhagem protege para que a água não caia direto no solo, forma algo como um tapete onde ela escorre isso retarda a absorção do solo, dificultando o possível encharcamento do mesmo.
Porém nesse exemplo, a proteção é mais superficial, já que a profundidade dessas raízes é consideradamente pequena. Já as plantas do tipo herbácea e arbóreas podem ter raízes mais profundas que fazem o mesmo efeito, só que de