As pessoas seriam mais felizes se acreditassem na vida eterna
-A base da sua esperança se faz pela indução de que você conseguirá tal felicidade no futuro. Ex.: Se você tem esperança de ter um emprego é porque você usou uma lógica indutiva de que você realmente conseguirá essa felicidade, se você induz pela lógica de que você não conseguirá, você não terá esperança (boa fé no futuro).
-A esperança produz alegria imediata, ou seja, no mesmo instante que você sabe que você vai ser plenamente feliz no futuro a sua felicidade surge (no presente momento). Ex.: Se você solber que vão preparar uma festa surpresa, você sente a mesma alegria, ou a estabelecida pela sua imaginação disso, (exp1) se você sabe que vão te dar um presente, você fica feliz adiantadamente, semelhantemente a como você ficaria se você recebesse o presente agora (exp2), ou se você sabe que um parente que você ama muito vai morrer amanhã, e que você não vai poder falar com ele nem vê-lo você vai ficar triste na semelhante proporção em que se ele já tivesse morrido.
-O interesse básico de não se ter esperança (boa fé naquilo que se espera) é de não se querer ter decepções, porém se uma pessoa acredita numa alegria após a morte que seja feliz (vida eterna), ela tomará parte desta alegria (alegria da esperança na vida eterna) nesta vida e não poderá se decepcionar nesta vida.
-A crença na vida eterna sem mérito, ou seja, a crença de que você será feliz eternamente sem você ter que fazer nada, é o ponto chave para você conseguir ser feliz imediatamente. Exp.: Ja foram dados exemplos acima acerca de que a esperança produz alegria imediata mas esse exemplo é um exemplo de como é eficaz crer na vida eterna. Suponha que você esteja sonhando, e neste sonhos você esteja sofrendo um terrível pesadelo na verdade, e você esteja apanhando, passando fome, etc, isso você sente evidentemente enquanto sonha, mas no meio do sonho vem um homem e diz para