As pesquisas na western electric
Em 09 de março de 1938 nos Estados Unidos, Ouve o Comitê do Trabalho na Indústria, do Conselho Nacional de Pesquisas, realizado por H. A. Whighy e M. L. Putnam da Western Electric, e por F. I. Roethlisberger, professor de relações humanas da Harvard Graduate School of Business Administration, onde foi discutida talvez a mais importante pesquisa realizada por esse comitê.
A Western Electric fabrica equipamentos para empresas telefônicas, eles sempre estavam preocupados com o bem estar dos seus funcionários, mantendo sempre um alto nível de salários, buscava alternativas para proporcionar boas condições de trabalho e também técnicas para melhor adaptar os funcionários as suas funções.
Qual a influência da iluminação sobre a produção? Qual foi o resultado dessa pesquisa? Qual outro fator afetou esse resultado?
Seguiram-se os testes, além da iluminação quais os efeitos que a “Fadiga” e as mudanças nos horários de trabalho causam sobre os funcionários?
Algumas condições foram levadas em consideração:
1º - Os operários realmente se cansam? 2º - É conveniente a introdução de intervalos para descanso? 3º - É conveniente tonar o dia de trabalho mais curto? 4º - Qual a atitude dos funcionários em relação ao trabalho e a empresa? 5º - Qual o efeito da mudança no tipo de equipamento usado no trabalho? 6º - Por que a produção decresce no período da tarde?
Relay Assembly Test Room
Ficou claro que outros fatores poderiam influenciar no ritmo de produção. Foi então dado inicio ao processo de anotações das pecas defeituosas, após as inspeções; pois assim poderia se ter o conhecimento do defeito no dia do ocorrido.
Com o objetivo de determinar os efeitos de certas mudanças nas condições de trabalho, foi criado então uma prova, para isso 6 moças foram chamadas na sala do superintendente da fábrica para que o mesmo explicasse as condições.
Essa prova tinha por