As perdas na vida de jó
Texto Áureo: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR” (JÓ 1.21)
Verdade Prática: Ainda que percamos todos os nossos bens, continuaremos a desfrutar de nosso bem maior: Cristo Jesus nosso Senhor.
OBJETIVOS
DESCREVER: As perdas humanas de Jó
ELENCAR: As perdas de ordem material, afetiva e espiritual de Jó
CONSCIENTIZAR-SE: Que mesmo nas perdas, podemos desfrutar do amor divino. INTRODUÇÃO
Nesta lição, à luz da vida de Jó, estudaremos os princípios bíblicos para o crente lidar com as perdas no caminho da vida. O livro de Jó trata de um assunto perenemente contemporâneo: Por que sofre o justo?
O livro de Jó resume-se num drama poético, com quatro partes principais: Prólogo, Diálogo, Monólogo, Epílogo; o seu valor literário é evidenciado no seu variado e rico conteúdo filosófico, científico, profético e espiritual.
Autor: É impossível provar incontestavelmente quem foi o autor de Jó, mas há certos fatos que dão a entender que a maioria foi escrita por apenas uma pessoa (Jó), antes da entrega da lei de Moisés, pois não há referências aos ritos judaicos, às maneiras, costumes, cerimônias religiosas, sacerdócio, festas, sábados ou qualquer outra ordenança da lei de Moisés; os holocaustos que Jó oferecia em nome de seus filhos, como o cabeça de sua família, não eram os mesmos sacrifícios da ordem sacerdotal levítica. Tudo leva a crê que Jó seja o seu autor, exceto dos últimos versículos, onde registra o seu fim; ou é possível que o livro tenha sido obra de dois homens – possivelmente Jó e Moisés.
A Teoria de Jó não foi uma pessoa real e que o livro é simplesmente uma alegoria, com todos os eventos, pessoas e