Atendimento ao cliente
O layout nada mais é que a organização espacial de um ambiente. Simples não? Não necessariamente. Nem todos conseguem fazer um layout funcional. Mas afinal o que é isto?
A funcionalidade do layout está ligada à organização dos componentes no interior do espaço, de forma a gerar a melhor praticidade possível. Isto se dá basicamente através da mais lógica organização do espaço em função do atendimento, percurso e circulação de pessoas. Um layout inadequado pode prejudicar o cotidiano dos usuários na medida que dificulta passagens, atrasa tarefas, ocupa mais espaço, faz com que o ambiente pareça menor, amontoado e até desarrumado. Mesmo sem estar!
O layout ainda está diretamente vinculado a fatores determinantes do ambiente como cor, revestimentos, iluminação, textura, conforto térmico e ambiental, etc.
Todos esses conhecimentos aplicados junto com um layout funcional são a chave para o sucesso de um bom projeto. As pessoas se sentem melhor, com mais conforto. Aliás, conforto aqui não significa necessariamente luxo. Simplicidade acima de tudo aliada às técnicas certas e pronto! Não tem erro.
Imagine-se, por exemplo, num local de trabalho onde você não consegue ficar muito tempo sentado na mesma posição, pois suas costas incomodam; o ambiente não tem janelas, ou seja, você não sabe se faz sol ou chove; o local é muito quente ou muito frio; a iluminação é deficiente, causando freqüentes dores de cabeça; você se sente amontoada em meio a cadeiras, mesas e objetos por todos os lados, ou seja, um inferno! Podem acreditar que este exemplo é dos mais freqüentes encontrados por aí...
Devemos, portanto considerar alguns fatores aliados ao layout para sucesso de um projeto. O conforto ambiental considera as condições naturais e/ou artificiais que concorrem para a segurança, comodidade, bem estar e a própria saúde dos usuários. É proporcionado por meios artificiais (exaustão, ar-condicionado) e refere-se às condições