As partes da flor
As flores são estruturas que estão presentes apenas nas plantas angiospermas. Essas estruturas são compostas por várias partes muito importantes para a planta, sendo, inclusive, encontrado nelas o aparelho reprodutor feminino e masculino da planta.
Em uma flor podemos encontrar os seguintes elementos:
→ Pedúnculo ou pedicelo: estrutura que prende a flor à planta;
→ Receptáculo floral: parte da flor de onde saem todos os elementos florais, que são as partes constituintes da flor.
É no receptáculo floral que todos os elementos florais se encaixam
Os elementos que se prendem no receptáculo floral são:
¨ Cálice: formado pelas sépalas. As sépalas são aquelas folhinhas verdes que abraçam a base das pétalas;
¨ Corola: formada pelas pétalas, geralmente bem coloridas e com cheiro forte para atrair os animais polinizadores;
As sépalas formam o cálice; e as pétalas, a corola.
¨ Androceu: aparelho reprodutor masculino da flor. O androceu é constituído pelos estames, estruturas onde se formam os grãos de pólen, o gameta masculino da flor;
¨ Gineceu: aparelho reprodutor feminino. O gineceu é constituído pelos carpelos, local onde ficam guardados os gametas femininos da flor.
Os carpelos fazem parte do aparelho reprodutor feminino, enquanto os estames constituem o aparelho reprodutor masculino.
Algumas espécies, como a abóbora, possuem flores com estruturas masculinas e flores com estruturas femininas na mesma planta. Já em outras espécies vegetais, as flores masculinas ficam em uma planta, e as flores femininas ficam em uma planta diferente. Há outras espécies ainda que possua, na mesma flor, aparelho reprodutor masculino e também aparelho reprodutor feminino.