FLORES
Porém, não foi para os olhos humanos que a natureza desenvolveu e aprimorou a flor. Ela têm uma função muito especial nas plantas: a reprodução.
A flor é a estrutura reprodutora característica das plantas denominadas espermatófitos ou fanerogâmicas. A função de uma flor é a de produzir sementes através da reprodução sexuada. Para as plantas, as sementes representam o embrião, que irá germinar quando entrar em contato com um substrato propício; as sementes são o principal meio através do qual as espécies de angiospermas e gimnospermas se perpetuam e se propagam
Função da flor para as plantas
As flores são os órgãos reprodutores das angiospermas. Elas são folhas modificadas que surgem a partir de uma gema do caule. Nelas ocorre a produção de células reprodutoras masculinas e femininas, que possibilitam a reprodução sexuada dessas plantas e, a partir daí, o surgimento do fruto e da semente.
Para entender melhor essa função reprodutora que as flores exercem nas angiospermas, é necessário conhecer as suas partes, isto é, sua estrutura.
Pedúnculo: é a haste que prende a flor ao caule por uma de suas pontas. A outra extremidade do pedúnculo se dilata, formando o receptáculo floral, que sustenta as outras partes da flor.
Cálice: é o conjunto de folhas modificadas, geralmente verdes, chamadas sépalas, que protegem a flor.
Corola: é o conjunto formado por folhas modificadas, geralmente coloridas, chamadas pétalas, formando a parte mais vistosa da flor. As cores são importantes para atrair os agentes polinizadores. Na corola de muitas flores é produzido o néctar, substância rica em açúcar, que serve de alimento para