as palavras de passe
Na iniciação do Primeiro Grau maçônico, Booz é a palavra ('secreta' ou 'de passe') que se refere ao Pilar do Templo de Salomão com o mesmo nome. O nome denota 'força', mas pode ser entendido também por habilidade, coragem, determinação, poder, influencia, etc. O pilar foi feito de cobre e zinco, e não de pedra.
Booz era também o nome do rei Davids Grandfather. O significado da remoção dos sapatos durante as iniciações pode ser associado com o capitulo 4 de Rute, na bíblia.
Agora, o que a maioria dos maçons não sabem, com relação a Booz, vem a seguir.
Na arquitetura contemporânea, os maçons de graus superiores introduziram a simbologia maçônica nas torres gêmeas do World Trade Center, ou seja, eles representam os dois Pilares do Templo de Salomão (I Livro dos Reis 7:21 e II Crônicas 3:17) que foi alvo primário de um grupo de muçulmanos na Guerra Santa.
De acordo com Minoru Yamasaki, o arquiteto do World Trade Center o conceito de incorporar qualidades de grandeza (“grandeur”)....misticismo (“mysticism”)...poder (“power” ), como nas grandes catedrais, na arquitetura contemporânea é provocativa. E a sua especifica reiteração do termo forca (“strong”), notadamente ecoa o significado de um dos pilares do templo de Salomão -- 'Booz'...'força'.
Muito mais intrigante, no Templo, Booz era o pilar da esquerda (norte), em 11 de setembro, o Vôo 11 colidiu primeiro com a Torre Norte -- portanto atacando primeiro a 'força da América' (a maçonaria).
Ate aqui nos vimos a simbologia do WTC, mas qual foi então o significado ou a simbologia do ataque?
O World Trade Center, embora significassem os dois Pilares do Templo de Salomão, era um lugar de comercio, de negociantes, portanto de 'trade'. No Evangelho de São João (Cap 2, 13-22), as palavras e, sobretudo a ação de Jesus foram muitos claras com relação ao comercio no interior do Templo. Talvez tenha sido esta a única vez que o Mestre Jesus tenha ficado encolerizado e feito uso