As organizações na Era da Globalização
(AMANDA CANUTO, ROSA ROCHA)
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Trabalho apresentado à Faculdade Leão Sampaio, sob a orientação do Profº. Gladimir Fagherazzi, como pré-requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Gestão de Recursos Humanos.
JUAZEIRO DO NORTE - CE
FEVEREIRO/2014
A Gestão de Recursos Humanos na Era da Globalização
As organizações estão vivenciando uma experiência inédita, graças aos acontecimentos históricos da era pós-moderna: as mudanças drásticas nas áreas econômica, tecnológica e de mercado – principalmente na última – têm exigido dos executivos verdadeiros exercícios de criatividade e coragem para enfrentar mudanças de uma magnitude e a uma velocidade jamais imaginada.
A tecnologia trouxe desdobramentos completamente imprevistos e transformou o mundo em uma idéia global. A estrutura organizacional em matriz tornou-se, insuficiente para dotar as organizações de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para suportar as novas ameaças e oportunidades dentro de um ambiente de intensa mudança e turbulência.
Os processos organizacionais tornaram-se mais importantes do que os órgãos que constituem a organização. Os órgãos (sejam departamentos ou divisões) tornaram-se provisórios e não definitivos, os cargos e funções passaram a ser constantemente definidos e redefinidos em razão das mudanças no ambiente e na tecnologia, os produtos e serviços passaram a ser continuamente ajustados as demandas e necessidades do cliente, agora dotado de hábitos mutáveis e exigentes.
Enquanto as organizações preocupavam-se em ser mais competitivas, produzindo mais e melhor a custos menores, os empregados buscam no interior das empresas onde trabalham a compensação do estresse causado pela busca frenética de resultados. A conscientização do desejo de “viver qualitativamente melhor” é algo patente e palpável para a grande massa dos trabalhadores, pois a