As operações de produção de texto
As cinco operações indicadas no gráfico são fundamentais no processo de produção de textos. Não se trata de operações artificialmente criadas para uma orientação didática, mas de procedimentos de produtores proficientes. Sendo assim, se estes as realizam, e se hoje é possível saber disso, então é preciso considerar essas operações na organização de situações didáticas de produção de textos, tomando como objeto de ensino os procedimentos nela implicados.
A operação de contextualização consiste em recuperar o contexto de produção definido para o texto de modo que todos os aspectos que o caracterizem sejam tomados como orientadores da elaboração do texto, de modo a torná-lo coerente com a situação comunicativa. É esta coerência que criará condições para que o texto cumpra a sua finalidade.
A elaboração e tratamento do conteúdo temático refere-se ao levantamento de informações, fatos, definição de posicionamento ou à criação de uma trama, dependendo de qual for o gênero no qual o texto se organizará. A esse respeito é preciso que consideremos, pelo menos, dois aspectos:
a) quando se trata de um texto de autoria – seja ela parcial ou integral – o conteúdo temático pode ser definido de duas maneiras: a. ou por criação (invenção), quando se tratar de textos ficcionais e, portanto, da esfera literária (contos, crônicas, fábulas, romances, novelas, entre outros); b. ou por pesquisa e investigação, no caso de se tratar de textos das demais esferas (notícias, artigos de opinião, artigos expositivos, reportagens, anúncios, bilhetes, manuais, receitas culinárias, cartas de leitor, cartas pessoais, verbetes de curiosidade, verbetes enciclopédicos, entre outros); b) quando se trata de uma reescrita – seja ela do texto todo ou de parte dele – o conteúdo temático já está dado, cabendo ao produtor apenas retomar o conteúdo do texto – ou trecho - que será reescrito, incluindo-se nessa retomada a organização textual já