As nove sinfonias de beethoven - Fraternidade Rosacruz
AS NOVE SINFONIAS DE BEETHOVEN
Correlacionado com os Nove Mistérios Espirituais
Fraternidade Rosacruz Max Heindel
Centro Autorizado do Rio de Janeiro
AS NOVE SINFONIAS DE BEETHOVEN
Correlacionado com os Nove Mistérios Espirituais
Corinne Heline
BEETHOVEN - O HOMEM
O que segue é a descrição de Beethoven por um amigo do grande compositor, transcrito por Ernest Newman em seu livro intitulado O Inconsciente Beethoven:
Um grupo de amigos estava em um restaurante quando Beethoven entrou. Era um homem de média estatura com cabeça leonina, cabeleira comprida e grisalha, e olhos brilhantes e penetrantes. Ele se moveu como num sonho e sentou-se com olhar atordoado. Ao falarem com ele, levantou suas pálpebras como uma águia que acorda assustada e esboçou um sorriso triste. De vez em quando, tirava um livro de seu casaco e começava a escrever. Um dia, alguém perguntou o que ele estava escrevendo: “Ele está compondo, mas escreve palavras e não notas musicais. A arte tornou-se uma ciência com ele e ele sabe o que pode fazer. Sua imaginação obedece à sua insondável reflexão.”
Para um amigo íntimo, Beethoven uma vez descreveu seu método de trabalho: “Eu carrego minhas idéias comigo por longo tempo antes de escrevê-las. Minha memória é tão precisa que tenho a certeza de não esquecer um tema que me vem à mente mesmo no decorrer de vários dias. Eu o altero muitas vezes até ficar satisfeito, e, então, começa o trabalho em minha cabeça; e já que estou consciente do que quero, a idéia fundamental nunca me abandona; ela sobe, ela cresce. Eu vejo diante de minha mente a imagem em toda a sua extensão, como se estivesse numa simples projeção e nada deixa de ser feito a não ser o trabalho de escrever.
Isto caminha de acordo com o tempo que tenho para escrevê-la, pois, às vezes, tenho vários trabalhos para fazer ao mesmo tempo, mas nunca confundo um com outro”.
*****
“Beethoven foi mais do que um simples músico. Foi um super homem... Sua