As Novas Tecnologias da Confecção
1° ano Moda UEM 2014
Introdução
A Moda compõe-se de um conjunto de fatos cotidianos, entre os quais a política, o clima, a música, a arte, a urbanização, dentre outros que se mesclam, e juntos ditam um comportamento.
O setor de moda em confecção é sujeito a constantes necessidades de atualização dos produtos.
No período paleolítico os nossos ancestrais sentiram a necessidade de proteger o corpo, assim influenciando a “invenção” das roupas. As primeiras manifestações de modelagem do vestuário surgem com o uso das peles e o seu curtimento e agulha de ossos.
Já no período neolítico, surge a fiação e o tear que proporcionaram a manufatura de tecidos. Depois, por volta de 600 a.C. surge a tesoura e com as Cruzadas, século XI, surge no Ocidente o início da técnica do corte.
Na década de 1990, o governo Collor abriu o mercado externo devida a redução de alíquotas para a importação do vestuário, trazendo vários produtos têxteis,portanto algumas empresas de confecção agregaram seus produtos com design diferenciado para competir com as empresas internacionais. Fizeram grandes investimentos para tal processo.
O Brasil precisou aprimorar ainda mais os métodos de confecção, pois a partir dos anos 2000 aumentou-se a competitividade mundial no mercado têxtil e de confecção, principalmente com os produtos Asiáticos, em especial da China.
A indústria nacional teve que adotar novas programas de melhoria de qualidade, de produtividade e de rápido atendimento, acabando para se tornar tão bom quanto ou melhor que os internacionais.Com a necessidade de acelerar a produção das indústrias surgiram os sistemas computadorizados.
Desenvolvimento e Resultados
Dentre as várias tendências tecnológicas na Confecção da Indústria Têxtil, foram escolhidas as apresentadas abaixo para discussão nesse trabalho:
Mass customization;
Fast Fashion;
Expansão e Difusão da