as mulheres na sociedade de shakespeare
Justificativa (Delimitação Temática e Relevância)
Tema: O papel da mulher na sociedade de Shakespeare. A intenção deste projeto é mostrar os personagens femininos e suas personalidades nas obras de William Shakespeare: Hamlet, Macbeth e Otelo. Nessas três obras nos deparamos com três mulheres e dois tipos de personalidades, a mulher que é submissa, ingênua, vítima, insegura e passiva e a mulher que é determinada, destemida, ativa e que se impõe.
Mostraremos as possíveis semelhanças e diferenças entre Desdêmona(Otelo), Lady Macbeth (Macbeth) e Ofélia (Hamlet). Estas obras evidenciam as mulheres com suas privações e comportamentos morais da época. A mulher era uma perpétua menor que passava da tutela do pai à do marido.
Shakespeare mostra as mulheres nas suas obras, numa tentativa de criticar a forma como elas eram tratadas no período elizabetano. Onde a mulher solteira só poderiam ser professoras de filhos de famílias abastadas, governantas ou qualquer outro tipo de serviço doméstico. As mulheres casadas, tinham como função cuidar das crianças, afazeres domésticos e a procriação.
O Bardo viveu e escreveu nos períodos elizabetano e jacobino. São períodos onde a sociedade era patriarcal e a mulher não tinha vez, tinha seu papel restringindo por leis e tradições.
William Shakespeare viveu numa época em que a sociedade inglesa viu a mulher com mais liberdade que nos anos anteriores, mas ao mesmo tempo restringia o papel que ela podia desempenhar.
Problema
Shakespeare era um bom observador, por isso sabia o que se passava na alma humana. Tinha uma visão muito clara de traduzir os sentimentos. Seus personagens ganharam vida própria e usou de suas peças para fazer criticas há vários setores da sociedade de sua época. Um em especial se destaca: as mulheres na sociedade de Shakespeare.
O Bardo mostrou a essência da alam