AS MUDANÇAS CLIMATICAS
O QUE É: As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através de registros científicos nos valores médios ou desvios da média, apurados durante o passar dos anos.
FATORES GERADORES: As mudanças climáticas são provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.
CONSEQUÊNCIAS: Atualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
As mudanças climáticas causadas pelo homem estão associadas ao aumento da emissão de gases efeito estufa por queima de combustíveis fósseis, queimadas, desmatamento, decomposição de lixo, entre outras causas.
A partir do inicio do século XVII e na segunda metade do século XX, houve uma expansão na produção industrial, causando o aumento de emissões de gases de efeito estufa.
Existem fortes indícios que o clima está de fato mudando. As últimas duas décadas foram as mais quentes dos últimos 1.000 anos.
AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global tem impactos profundos podendo causar a extinção de espécies animais e vegetais, alteração na freqüência e intensidade de chuvas, elevação do nível do mar e intensificação de fenômenos meteorológicos como tempestades severas, inundações, vendavais, ondas de calor e secas prolongadas.
A ação humana tem interferido sobre o ambiente num ritmo muito acelerado.