As micro e pequenas empresas no estado de são paulo
As competências de Paulo eram organizar e supervisionar as atividades dos vendedores da empresa. Para tanto, fazia reuniões regulares, cobrava resultados a cada período previamente planejado e estava sempre disposto a ajudar e progredir com a equipe, dando instruções e compartilhando experiências. Entendemos que Paulo era muito organizado e possuía habilidade para lidar com todas as funções burocráticas, além de ter espírito de liderança frente a sua equipe. Porém, destacamos como ponto fraco de Paulo não alertar a Diretoria da empresa que Alfredo, embora fosse um ótimo vendedor, não possuía habilidade para liderar equipes.
2- (0,25) Se você fosse Paulo, como teria agido quando Alfredo foi promovido para ocupar seu lugar?
Se fosse Paulo, teria realizado um treinamento com Alfredo, promovendo uma fase de transição do comando da equipe de vendas e preparando-o para ocupar o seu cargo, uma vez que Alfredo não estava acostumado com as rotinas burocráticas de gerenciamento, como impor prazos e cobrar resultados. Além disso, avaliaria as competências comportamentais de Alfredo, evitando que este se tornasse um chefe distante de sua equipe e despreparado para lidar com as diferenças de comportamento dos vendedores.
3- (0,25) Quais eram as competências mais desenvolvidas de Alfredo? Quais ele deveria desenvolver, para torna-se supervisor?
Alfredo era muito competente para vender e atingir metas, focado no perfil dos clientes que ele atendia. Porém, para se tornar um bom supervisor, seria necessário ter uma visão ampla da carteira de clientes da empresa e conhecer o perfil de seus subordinados para desenvolver estratégias que os ajudassem a superar as limitações de cada um e motivá-los de modo a alcançar as metas estipuladas.
4- (0,25) Se você fosse Alfredo, como teria agido, ao