As Matas Ciliares E A Legisla O Que A Rege
INTRODUÇÃO
As matas ciliares são fundamentais para a conservação de uma micro bacia. Assim como no corpo humano temos os cílios que protegem nossos olhos contra poeira, suor, dentre outras diversas situações agressivas, temos as matas ciliares que protegem os rios contra agentes externos. Matas estas que funcionam como filtros, que protegem os rios e nascentes da contaminação por agrotóxicos ou produtos químicos em geral, usados na agricultura ou ainda assoreamento de sedimentos que podem ser trazidos pelas chuvas. As consequências da degradação destas áreas podem ser sentidas a curto, médio e longo prazo, a crise hídrica brasileira poderia ser amenizada caso houvesse tido uma maior consciência acerca da importância da vegetação que rodeia as nascentes e rios bem como açudes. No âmbito legal a legislação se faz presente, em se tratando de um aspecto de extrema importância para a saúde hídrica e ambiental de uma região, há um grande aparato de leis, decretos e resoluções visando a sua preservação e uma proposta de ambientalistas para alterações do Código Florestal Brasileiro de 1965.
METODOLOGIA
Baseando-se em artigos e principalmente no Código Florestal Brasileiro, buscamos por esse texto explorar o que tem sido feito para conservar um bem natural tão essencial, que são as matas ciliares. Vamos trazer a abordagem no que tange a regulamentação florestal, normas de reservas ciliares sempre visando a preservação das mesmas e o que a reforma do Código Florestal Brasileiro propõe, além da importância e de que forma podem atuar nos ecossistemas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
As matas ciliares foram mais uma vítima da falta de planejamento e consequentemente destruição dos recursos naturais, principalmente das florestas. Mesmo com o reconhecimento sobre a importância ecológica que rodeia a água como sendo o recurso natural de maior importância para a humanidade, as matas ciliares continuam sendo eliminadas e