As ligações químicas e as propriedades de alguns compostos
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO
PROF. GERALDA
As ligações químicas e as propriedades de alguns compostos
GEISE CRUZ
VITÓRIA – ES
JUNHO 2013
GEISE CRUZ
As ligações químicas e as propriedades de alguns compostos
Relatório apresentado à professora Geralda que ministra a matéria de Química Aplicada a Nutrição do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo.
VITÓRIA – ES
JUNHO 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS 5
MATERIAIS E REAGENTES 6
PROCEDIMENTOS 7
RESULTADOS 9
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Há na natureza, inúmeros compostos químicos. Esses compostos são formados por combinações de átomos de diferentes elementos. Essa combinação é denominada ligações químicas. O modelo de ligações químicas é útil para explicar diversas propriedades das substâncias, como as diferenças de solubilidade existentes. A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura. Mas, a solubilidade de qualquer substância depende, entre outras coisas, do tipo de solvente no qual o soluto está disperso. Um dos fatores da solubilidade de uma substância mudar de um soluto para outro é a polaridade dos compostos envolvidos na reação. Substâncias formadas por moléculas polares geralmente se dissolvem bem em solventes formados por moléculas também polares. Já substâncias formadas por moléculas apolares geralmente se dissolvem bem em solventes formados por moléculas apolares.
OBJETIVOS
O objetivo da aula prática foi fornecer noções básicas sobre os tipos de interações químicas, e o modo como as substâncias