As Leis de Newton
LEIS DE NEWTON
John Córnia RA: 69280
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Hermínio Ometto referente à disciplina Física Geral I.
Professor Responsável: Celso Luis Levada
ARARAS/SP
13 de Junho de 2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1.Principio da Inércia ou Primeira Lei de Newton 3
2.A Força ou Segunda Lei de Newton 5
3.Principio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton 6
1. Principio da Inércia ou Primeira Lei de Newton
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele”.
Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilíneo e uniforme. Na prática não é possível obter um ponto material livre da ação de forças. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma força que atue sobre ele, ele estará em repouso ou descreverá movimento retilíneo e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.
A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, quando livre da ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inércia.
Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme.
Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.
Um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua velocidade.
Exemplo:
Quando o ônibus freia, os passageiros tendem, por inércia, a prosseguir com a